quinta-feira, 20 de julho de 2017

Visita técnica:

Projeto de Extensão IFNEWS realiza visita técnica à TV Paraíba

Discentes extensionistas tiveram a oportunidade de visitar a sede da afiliada da Rede Globo que cobre 70% dos municípios paraibanos.

Na tarde do último dia 15 de julho, alunos integrantes do projeto de extensão IFNews dos campi Guarabira e Campina Grande realizaram uma visita técnica aos estúdios da TV Paraíba, uma das duas afiliadas da Rede Globo no estado, localizada em Campina Grande.  
Na ocasião, estavam também presentes os coordenadores do projeto, professores Golbery Chagas, Thalyne Menezes (Campina Grande) e Erivan Júnior (Guarabira). O âncora do JPB 2ª Edição e chefe de redação da emissora, Carlos Siqueira, recepcionou a comitiva de estudantes e docentes do Instituto e conduziu o tourdentro das instalações da TV, explanando acerca de todo o processo de produção e realização dos jornais televisivos da emissora.
“Foi uma oportunidade singular e muito proveitosa, na qual pudemos tirar dúvidas e receber conselhos sobre a dissertação jornalística”, comentou Itallo Silva, aluno do quarto ano do curso técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio do campus Guarabira e integrante do IFNews desde esse ano. “A visita foi um momento propício para aprofundarmos nossos conhecimentos na área jornalística e compreender como funciona a rotina duma emissora de TV e seus processos de exibição, gravação e transmissão”, completou Daniel Medeiros, egresso do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do campus Guarabira e colaborador externo do jornal, onde pertence ao quadro de extensionistas desde 2014.
Na última etapa da visitação, os discentes tiveram a chance de realizar perguntas ao jornalista, que é , bem como receber dicas tanto no campo profissional quanto na esfera social. “Sejam honestos no que vocês fazem, façam bem feito, escutem os professores e honrem a família”, aconselhou Siqueira, funcionário da emissora há 30 anos, transmitindo uma mensagem de otimismo aos estudantes. De acordo com o prof. Golbery, a visita foi produtiva, sobretudo pela formação conteudística, ministrada aos alunos pelo competente e acessível jornalista.
Sobre o projeto
IFNews é um projeto extensionista intercampi, inicializado no campus Guarabira em 2013 e recentemente implantado em Campina Grande. A ideia é que os discentes produzam gêneros textuais escritos e falados, além de desenvolvimento de performance, utilizando o aparato jornalístico, como pano de fundo motivador, numa espécie de imprensa colegial, sob supervisão docente.  
A proposta nasceu na Rainha do Brejo em 2013 com uma equipe de apenas cinco redatores – incluindo o seu idealizador, o professor de português, Golbery Rodrigues, à época ligado ao campus. Desde 2015, é tocado com campus de origem por outro professor da disciplina, Erivan Júnior, que agregou a formação e experiência como radialista para entrosar os estudantes nos desafios e técnicas para informar melhor.
Hoje, com 22 alunos participantes espalhados nos dois campi, o jornal possui sua versão impressa e digital, além da intensa atividade nas redes sociais. “A iniciativa de um jornal escolar faz com que o texto do aluno adquira uma sobrevida para além da sala de aula e alcance novos espaços e leitores. São situações de escrita reais, que fazem com que o aluno compreenda a necessidade de produzir com mais atenção e compromisso, vez que o seu texto poderá atingir não só o professor, mas toda uma comunidade”, afirma Erivan, que baseou a sua proposta de continuidade do projeto nos ensinamentos do filósofo da informação tunisiano Pierre Lévy.
Fonte: http://www.ifpb.edu.br/guarabira/noticias/2017/07/projeto-de-extensao-ifnews-realiza-visita-tecnica-a-tv-paraiba

Campus Campina Grande discute sobre drogas.

Prof. Diego Leite fala ao IFNEWS sobre literatura no Enem.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Entrevista campanha do agasalho

IFPB-CG  realiza I Campanha de Agasalhos

A campanha que teve início nesta segunda-feira (10/07) termina nesta sexta, 14/07.

Por Lívia Fernandes e Maria Amanda





A campanha realizada no IFPB teve grande repercussão dentro do campus Campina Grande. Organizada pelo “IEEE” em parceria com o Grêmio Estudantil, tem como objetivo coletar não só agasalhos, como o próprio nome sugere, mas qualquer outro material que venha a proteger do frio, a exemplo de meias, cobertores, toucas, entre outros. Segundo Joab, um dos organizadores da campanha, os agasalhos ainda não têm destino certo, existe possibilidade de três
instituições serem beneficiadas. 
ponto de coleta dos agasalhos fica próximo à sala do Grêmio Estudantil, e permanece aberta durante todo o período de aulas para receber as doações. Não existe nenhum tipo de burocracia para a doação.






quarta-feira, 12 de julho de 2017

Rumo ao Ouro na ONHB9

Rumo ao Ouro na ONHB9
Campus Campina Grande é pioneiro para a fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Por Maria Aparecida e Maria Helena


Na quarta-feira, 05/07, a reportagem do IFNEWS-CG entrevistou os representantes das equipes finalistas do IFPB-CG que irão para a 4ª fase da Olimpíada, que ocorrerá na Unicamp no Estado de São Paulo, onde terão o privilégio de concorrer ao primeiro lugar.
Estimulados pelo seu interesse na área de História, as alunas afirmam que será de grande contribuição para sua bagagem de conhecimento, garantindo, assim, novas experiências e uma nova visão em relação ao ensino de História do Brasil. "Não vamos deixar de aprender jamais!", disse entusiasmada a aluna Vitória Medeiros.

  Para o professor orientador, Glayds Veiga, "Este talvez seja um grande ganho da Olímpiada de História: não só envolver os alunos na participação, mas despertá-los para a disciplina, para a importância desta não só como grade curricular, mas para a formação de um cidadão crítico".
Sinto-me muito orgulhosa por ter chegado até aqui e é uma honra participar da ONHB, e adquirir tanto conhecimento.Marcela Pessoa, aluna.
Prof. Glayds - Orientador da ONHB9


IFNEWS - DE OLHO NA NOTÍCIA QUE INTERESSA

ENTREVISTA: RÁDIO LAGAR FM SOBRE O MEDIOTEC.


ENTREVISTA: RÁDIO LAGAR FM SOBRE O MEDIOTEC.


sábado, 1 de julho de 2017

Cartum - por Lucas Gabriel


Quadrinhos - por Gabriel Arlysson




Atuação dos alunos-repórteres em fotos















ENTREVISTA: Coordenador do clubinho de oração do campus!



ENTREVISTA: Coordenadora do Núcleo de Aprendizagem de Idiomas - NAI - campus Campina.


IFPB REALIZA PRIMEIRO EEQUIF
O encontro de estudantes de Química ocorreu no Campus durante todo o dia 22 desse mês.

Por João Vitor, Maria Caroline e Gyovanna Victória





O
  evento que chamou atenção do alunado foi destinado aos estudantes do curso de Química, e segundo o professor Marcelo Rodrigues, tem como principal objetivo motivar os alunos a entrarem no mundo da química e no mundo cientifico como um todo, visando também a movimentação do campus, chamando atenção para outros eventos.
Os debates se iniciaram com uma exposição entre a definição de senso comum e conhecimento científico. Entre esses primeiros debatedores estava um dos professores de filosofia do campus, Marcilio Diniz, que deu uma significativa introdução sobre o senso comum e até que ponto ele difere do conhecimento científico. Também houve palestras de doutores e especialistas no assunto.

Ainda segundo professor Marcelo, os alunos do curso técnico na área vão ter uma visão de como se estrutura a indústria, como ela se modifica e vão despertar para novos interesses, como por exemplo, o ingresso em projetos de pesquisa e outras vertentes da química, que era também um dos objetivos do evento desde o início. A coordenadora Maria Claudia Brandão fala: “O técnico em química, embora sua formação básica seja voltada a indústria [...] ele também pode atuar como pesquisador, desenvolvendo novos produtos ou materiais, e dependendo da sua formação superior, pode atuar no ensino se tornando professor de Química, o que é escasso no mercado.”
IFPB realiza evento sobre estudos linguísticos no campus de Campina Grande.
A 1° Semana de estudos linguísticos e literários debate a influência da tecnologia sobre a linguagem.
Por João Carlos


A I SELLIF foi realizado entre os dias 29/03 e 30/03 de 2017 no campus do IFPB em Campina Grande e teve como foco principal, mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de formação da linguagem.
O projeto foi idealizado pelos professores de língua portuguesa do instituto visando um método de ensino mais 'moderno' para as salas de aula, como afirma a professora e doutora em liguística, Fabiana Oliveira, uma das palestrantes do evento: "Para que o professor saia desse movimento de ter fobia, de ter medo da tecnologia e que ele possa ousar, conhecer como esse processo acontece e fazer uso dessa tecnologia na sala de  aula de forma mais eficiente".
Uma das maiores preocupações dos idealizadores do projeto, foi de como utilizar a tecnologia de forma prática e eficiente para envolver a linguagem contemporânea nos métodos de ensino atuais, pois 'não tem como pensar em linguagem sem a tecnologia',  afirma o professor de língua portuguesa do campus Golbery Chagas. Outra preocupação, seria que a tecnologia afetasse a linguagem de forma negativa, mas a professora Fabiana Oliveira, falou que não deveria existir esse receio entre os profissionais da área, pois ela afirma que o uso da tecnologia na sala de aula deve ser de forma segura e que esse método não deveria criar clichês entre os professores de que a língua seja prejudicada pelo 'internetês', e que a internet acabe com o livro impresso.

Sabemos que hoje a principal fonte de estudo nas escolas é por meio do livro em papel, mas a proposta do evento foi apresentar por meio de palestras e debates, como a tecnologia pode dar mais opções para que a linguagem se diversifique de forma mais prática e eficiente.
IFPB realiza evento literário e cultural

Evento denominado ENLIC, (Encontro de literaturas e culturas), ocorreu durante todo o dia 31 de março, e contou com apresentações de alunos.

Por João Vitor, Gyovanna Victória, Maria Caroline e Kedna Fernandes



O ENLIC aconteceu no campus como proposta da comunidade interna e foco no público geral. Durante todo o dia foram apresentadas palestras, teatro, declamações de poemas e atividades artístico culturais em geral. Seu objetivo era proporcionar uma variada quantidade de emoções e um maior conhecimento da literatura.
O evento teve uma grande variedade de apresentações, principalmente com participação de alunos cujas temáticas foram desde a luta feminista até a ideia de melancolia e dor.  A temática feminista foi apresentada pela a aluna Cecília Amorim e tinha como objetivo fazer uso do recurso linguístico poético da declamação para reforçar ideologicamente o ideário feminista de sujeito feminino emancipado da opressão exercida em todas as camadas da sociedade e empoderado sobre tudo em espaços marcadamente masculinizados. As conclusões desta apresentação apontam para um discurso de resistência do feminino pela literatura.

Já as temáticas melancolia e dor foram percebidas no poema Canção, de autoria de Cecília Meirelles que foi declamado pela aluna Gyovanna Vicktória, onde, segundo ela, a autora faz uma crítica à sociedade, pelo fato dela ter sido tão desencorajada em relação aos seus sonhos, a tal ponto que em certo momento a mesma simplesmente desistiu e resolveu enterrá-los tão profundamente em si mesma que ninguém seria capaz de desencorajá-la novamente.

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, CÂMARA DE VEREADORES PREMIA PESSOAS QUE LUTAM PELA DEFESA DAS RAÇAS

Por Gabriel Nunes Campina Grande/PB - No último dia 20 de novembro, a câmara dos vereadores recebeu o evento do dia da consciência negra. O...

Popular